CONTEÚDO

Frutas Vermelhas e Antocianinas

As frutas vermelhas apresentam altas concentrações de antocianinas, fitoquímico que é associado com a redução da inflamação no sistema nervoso central, permitindo proteção dos componentes cerebrais, além ter efeitos benéficos na cognição. 

Um estudo realizado com indivíduos saudáveis que receberam 30 ml de suco de mirtilo por 12 semanas, mostrou que a intervenção foi responsável por aumentar a capacidade de memória. Esse efeito foi pelas antocianina, que melhoram a permeabilidade vascular em nível cerebral, levando a maior disponibilidade de nutrientes  (J Neuroinflammation; 13(1):286, 2016).

As antocianinas ainda foram correlacionadas com a inibição da atividade da monoamino oxidase – enzima responsável pela degradação de serotonina na fenda sináptica – assim podem contribuir com o aumento na disponibilidade deste neurotransmissor, associado à melhora do humor (Appl Physiol Nutr Metab; 1:1-7, 2017). 

Após 16 semanas de tratamento com mirtilo, idosos que apresentavam risco para desenvolvimento de problemas cognitivos como a demência, observou-se aumento na oxigenação no cérebro, constatando a melhora da resposta neuronal com a intervenção (Nutr Neurosci; 21:109, 2017).           

É importante  priorizar opções orgânicas, para que possamos aproveitar os benefícios de forma integral, caso não queira a opção da alimentação também pôde-se manipular em cápsulas estes benefícios.

Dra. Juliana Gonçalves Nutricionista - CRN 7856 e Representante Comercial Deconto Farma

Doutora e Mestre em Ciências da Saúde



Voltar

Conheça nosso Instagram

Curta nosso Facebook